SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número106O programa tv escola: desafios à introdução de novas tecnologiasFormação de docentes a distância: reflexões sobre um programa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

BUSATO, Luiz R.. O binômio comunicação e educação: coexistência e competição. Cad. Pesqui. [online]. 1999, n.106, pp.51-80. ISSN 0100-1574.

Este artigo argumenta, inclusive a partir de uma abordagem comunicacional, que a educação sempre serviu-se dos meios técnicos, mas que a situação atual tem uma originalidade: é que todos os destinatários da educação estão mergulhados num universo de tecnologias que impedem o professor de ignorá-las. Por isso, ensinar requer dos professores e responsáveis pela educação um mínimo de cultura e de habilidade tecnológica. É sob essa condição que eles podem orientar os equilíbrios instáveis entre as formas mais tradicionais de ensino e as formas mais tecnicistas. Disso surgem novos modelos de pedagogia que constituem verdadeiros desafios teóricos e práticos para todos os atores que trabalham ou se interessam pela educação.

Palavras-chave : Informática; Educação; Comunicação; Tecnologia .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )