SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número106A mulher, a criança e seus direitosRaízes da historiografia educacional brasileira (1881-1922) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

KRAMER, Sonia. Leitura e escrita de professores em suas histórias de vida e formação. Cad. Pesqui. [online]. 1999, n.106, pp.129-158. ISSN 0100-1574.

Este artigo apresenta pesquisa sobre narrativa, experiências de leitura/escrita e memória de professores. Baseado na teoria crítica da cultura e da modernidade, em especial em Walter Benjamin, procura conhecer práticas de leitura e escrita de professores e compreender como foi construída -- ao longo de suas trajetórias -- sua relação com a escrita e de que forma tal relação influencia a prática escolar. Discute questões de natureza teórico-metodológica; apresenta as etapas da pesquisa, seus desafios e os principais achados, tratando do período exploratório (entrevistas com professores de pré-escola e 1as séries do 1o grau) e da investigação (entrevistas com professores que atuaram nas décadas de 20/30/40 e 50/60); e sintetiza o ensaio que vem sendo feito a partir de acervo de fotografias de situações de leitura e escrita captadas no cotidiano do Rio de Janeiro.

Palabras clave : Leitura e Escrita de Professores; Memória; Políticas de Leitura e Escrita; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )