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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ROSEMBERG, Fúlvia. Expansão da educação infantil e processos de exclusão. Cad. Pesqui. [online]. 1999, n.107, pp.7-40. ISSN 0100-1574.

O artigo analisa o processo de expansão da educação infantil (creches, pré-escolas e classes de alfabetização) que ocorreu durante o governo Geisel e seus desdobramentos atuais. Utiliza como fontes, dados coletados, sistematizados e divulgados pelo IBGE e SEEC/MEC, além de documentos nacionais e de organismos intergovernamentais (UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância - e UNESCO). Apoiando-se em correntes contemporâneas da Sociologia da Educação, de estudos de gênero e sobre relações raciais, o texto deslinda novos processos de exclusão criados pela política de "democratização" da educação infantil. Conclui refletindo sobre os sentidos de ações afirmativas e políticas para todos como estratégias de democratização da educação infantil.

Palabras clave : Educação Infantil; Relações de Gênero; Relações Raciais; Formação de Professores .

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