SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número108Profissionalização do professor e desenvolvimento de ciclos de aprendizagemEstudo avaliativo das classes de aceleração na rede estadual paulista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá  y  MITRULIS, Eleny. Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória. Cad. Pesqui. [online]. 1999, n.108, pp.27-48. ISSN 0100-1574.

Este artigo se propõe a evidenciar algumas características presentes em muitos dos ensaios de implantação dos ciclos escolares no país, bem como as justificativas para a sua adoção. Assim o faz por entender que o domínio das representações e da cultura, bem como o das fundamentações teóricas e das razões políticas que compõem as justificativas é um dos mais significativos na constituição das múltiplas determinações das reformas educacionais. São revisitados alguns textos antológicos da História da Educação Brasileira que situam a discussão em décadas passadas, bem como registradas iniciativas de adoção dos ciclos em diferentes períodos e em espaços diversos, recuperando-se inclusive dados de pesquisa sobre as propostas curriculares dos estados e de alguns municípios, vigentes entre 1985 e 1995.

Palabras clave : História da Educação; Brasil; Currículos; Reforma do Ensino; Políticas Educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )