SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número108Profissionalização do professor e desenvolvimento de ciclos de aprendizagemEstudo avaliativo das classes de aceleração na rede estadual paulista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá  e  MITRULIS, Eleny. Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória. Cad. Pesqui. [online]. 1999, n.108, pp.27-48. ISSN 0100-1574.

Este artigo se propõe a evidenciar algumas características presentes em muitos dos ensaios de implantação dos ciclos escolares no país, bem como as justificativas para a sua adoção. Assim o faz por entender que o domínio das representações e da cultura, bem como o das fundamentações teóricas e das razões políticas que compõem as justificativas é um dos mais significativos na constituição das múltiplas determinações das reformas educacionais. São revisitados alguns textos antológicos da História da Educação Brasileira que situam a discussão em décadas passadas, bem como registradas iniciativas de adoção dos ciclos em diferentes períodos e em espaços diversos, recuperando-se inclusive dados de pesquisa sobre as propostas curriculares dos estados e de alguns municípios, vigentes entre 1985 e 1995.

Palavras-chave : História da Educação; Brasil; Currículos; Reforma do Ensino; Políticas Educacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )