SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue108Os ciclos escolares: elementos de uma trajetóriaLimites e possibilidades dos programas de aceleração de aprendizagem author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ANDRE, Marli E. D. Afonso de  and  ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Estudo avaliativo das classes de aceleração na rede estadual paulista. Cad. Pesqui. [online]. 1999, n.108, pp.49-79. ISSN 0100-1574.

Este artigo descreve os propósitos, a metodologia e os resultados de um estudo avaliativo sobre a implantação do Projeto das Classes de Aceleração no Estado de São Paulo. A realização de seis estudos de caso, em escolas nas quais a implantação foi considerada bem-sucedida, permitiu identificar fatores de sucesso do projeto. A análise de provas de desempenho e de auto-estima de alunos egressos da classes de aceleração indicou a importância de incorporar ao projeto, medidas de médio e longo prazo que ajudem a manter os resultados positivos alcançados.

Keywords : Projeto das Classes de Aceleração; São Paulo; Sucesso Escolar; Inclusão/Exclusão do Aluno; Defasagem Idade-Série.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )