SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número108Os ciclos escolares: elementos de uma trajetóriaLimites e possibilidades dos programas de aceleração de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ANDRE, Marli E. D. Afonso de  e  ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Estudo avaliativo das classes de aceleração na rede estadual paulista. Cad. Pesqui. [online]. 1999, n.108, pp.49-79. ISSN 0100-1574.

Este artigo descreve os propósitos, a metodologia e os resultados de um estudo avaliativo sobre a implantação do Projeto das Classes de Aceleração no Estado de São Paulo. A realização de seis estudos de caso, em escolas nas quais a implantação foi considerada bem-sucedida, permitiu identificar fatores de sucesso do projeto. A análise de provas de desempenho e de auto-estima de alunos egressos da classes de aceleração indicou a importância de incorporar ao projeto, medidas de médio e longo prazo que ajudem a manter os resultados positivos alcançados.

Palavras-chave : Projeto das Classes de Aceleração; São Paulo; Sucesso Escolar; Inclusão/Exclusão do Aluno; Defasagem Idade-Série.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )