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Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574
Resumen
BONAMINO, Alícia y FRANCO, Creso. Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do SAEB. Cad. Pesqui. [online]. 1999, n.108, pp.101-132. ISSN 0100-1574.
Este trabalho focaliza o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, mais precisamente seu processo de institucionalização, as influências dos diversos atores envolvidos no processo, as interpretações extraídas pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC - a partir dos diversos ciclos e o significado para a educação brasileira da existência de um sistema de avaliação como o SAEB. As conclusões tematizam a mudança nos objetivos do SAEB ao longo dos ciclos, discutem o significado da opção por organização mais centralizada do SAEB e relacionam o perfil assumido pelo SAEB com demais aspectos da política educacional.
Palabras clave : Políticas Educacionais; Avaliação da Educação; Sistema de Educação; SAEB.