SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número108O curso de partos: deve ou não haver parteiras?Sugestões docentes para melhorar o ensino de surdos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

LIMA, Rita de Cássia Pereira. Diagnósticos psicossociais de crianças e adolescentes na FEBEM de São Paulo. Cad. Pesqui. [online]. 1999, n.108, pp.161-181. ISSN 0100-1574.

O objetivo deste artigo é refletir sobre como os profissionais das equipes da FEBEM-SP elaboram diagnósticos psicossociais que definem a situação das crianças e adolescentes atendidos pela instituição. Será enfatizado o papel ambíguo, arbitrário e ineficiente dessa tarefa técnica dentro dos dispositivos jurídico-institucionais de atendimento socioeducativo a esses indivíduos. O referencial teórico privilegia um enfoque sociológico dos diagnósticos a partir dos trabalhos de Robert Castel, para em seguida abordar as práticas diagnósticas com base na teoria interacionista do desvio e no estudo das representações. Essa análise será ilustrada pelos discursos dos profissionais das equipes, em que os diagnósticos aparecem relacionados às idéias que eles fazem da criança e do adolescente, da FEBEM e da sua própria prática. No seu conjunto, esse texto explicita a fragilidade dos relatórios escritos, decorrente do funcionamento institucional e da subjetividade dos especialistas, dificultando a melhora da qualidade do atendimento da FEBEM-SP.

Palabras clave : FEBEM-SP; Castel, Robert; Interdisciplinaridade; Diagnóstico; Relações Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )