SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número108Diagnósticos psicossociais de crianças e adolescentes na FEBEM de São PauloDiferenças étnico-raciais e formação do professor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

DORZIAT, Ana. Sugestões docentes para melhorar o ensino de surdos. Cad. Pesqui. [online]. 1999, n.108, pp.183-198. ISSN 0100-1574.

Este artigo trata de uma pesquisa realizada junto a professoras de surdos, numa perspectiva de valorização das percepções docentes sobre temas relacionados ao seu fazer pedagógico, visando a sua melhoria. Teve por objetivo investigar o tipo e o nível de reflexão dessas professoras. Para tanto, foram entrevistadas 13 professoras de duas grandes escolas para surdos que trabalhavam sob a concepção da Comunicação Total. Os dados obtidos foram analisados a partir de quatro eixos temáticos, os quais emergiram dos próprios depoimentos. Evidenciou-se, nos relatos, uma preocupação com as questões pedagógicas, inseridas numa visão de “normalidade” e de “adaptação social”. Persiste, portanto, uma concepção clínica de surdez e de pessoa surda.

Palabras clave : Ensino; Professores; Deficiente da Audição.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )