SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número108Sugestões docentes para melhorar o ensino de surdosA reforma educacional espanhola: entrevista com Mariano Enguita e Gimeno Sacristán índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

PINTO, Regina Pahim. Diferenças étnico-raciais e formação do professor. Cad. Pesqui. [online]. 1999, n.108, pp.199-231. ISSN 0100-1574.

Pesquisa sobre a formação que o Curso de Habilitação para o Magistério em nível de segundo grau vem proporcionando ao futuro professor para interagir com um alunado que se diferencia do ponto de vista étnico-racial. Formação aqui entendida como possibilidade de discutir temas que dêem aos professorandos subsídios para refletirem sobre questões que dizem respeito às relações étnico-raciais e seus desdobramentos e, sobretudo, como meio de capacitá-los a transmitir aos seus futuros alunos uma atitude de respeito para com diferenças raciais e culturais. Para tanto, foram focalizadas três dimensões do curso: currículos, livros didáticos de quatro disciplinas e professores que lecionam essas disciplinas. Investigou-se também o tratamento dispensado ao tema em uma revista destinada ao professor, mas também utilizada nos cursos de formação.

Palavras-chave : Formação de Professores; Relações Raciais; Livros Didáticos; Etnia; Negros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )