SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue109Regime de colaboração intergovernamental: alternativa para a maioridade do ensino médioDiretrizes curriculares nacionais para o ensino médio: avaliação de documento author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

FERRETTI, Celso João  and  SILVA JUNIOR, João dos Reis. Educação profissional numa sociedade sem empregos. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.109, pp.43-66. ISSN 0100-1574.

O objetivo deste artigo é o de promover a análise da proposta de educação profissional por meio do exame do documento de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico do MEC/CNE no contexto das recentes transformações do capitalismo e sua expressão no Brasil. A ênfase da análise é posta nas relações entre a educação profissional e o ensino médio, transição do conceito de qualificação profissional ao modelo de competência e na crítica ao determinismo tecnológico que parece orientar o referido documento.

Keywords : Educação Profissional; Diretrizes Curriculares; Ensino Médio; Qualificação Profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )