SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número109Rede de significações: perspectiva para análise da inserção de bebês na crecheO desenvolvimento do texto dissertativo em crianças da 4ª série índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BORTOLOZZI, Arlêude  y  PEREZ FILHO, Archimedes. Diagnóstico da Educação Ambiental no ensino de Geografia. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.109, pp.145-171. ISSN 0100-1574.

Este estudo objetivou buscar a integração entre a questão ambiental e o sistema educacional, detectando as potencialidades disponíveis nas escolas públicas de 1º grau, localizadas nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí no Estado de São Paulo, para o desenvolvimento de um processo educativo que inclua a temática ambiental. Analisando qualitativamente as atividades da chamada Educação Ambiental, faz o seu diagnóstico na rede oficial de ensino, levantando, registrando e analisando, através de questionários e entrevistas, as atividades desenvolvidas pelos professores que ensinam Geografia para detectar suas visões de crise ambiental e da própria Educação Ambiental. Procurando contribuir com a capacitação dos professores e a melhoria da qualidade de ensino, oferece sugestões para o desenvolvimento de programas interdisciplinares que permitam maior compreensão dos problemas ambientais da região, uma vez que esses envolvem tanto os aspectos do meio físico como também os socioeconômicos, políticos e culturais. Visa contribuir, sobretudo, para a construção da cidadania e a promoção de ações educativas mais adequadas à busca de soluções dos problemas ambientais das comunidades onde as escolas estão inseridas.

Palabras clave : Educação Ambiental; Geografia; Interdisciplinaridade; Cidadania.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )