SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número109Diagnóstico da Educação Ambiental no ensino de GeografiaPositivismo e matemática escolar dos livros didáticos no advento da República índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

LEITE, Sérgio Antonio da Silva  e  VALLIM, Ana Marisa de Campos. O desenvolvimento do texto dissertativo em crianças da 4ª série. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.109, pp.173-200. ISSN 0100-1574.

Esta pesquisa analisa o desenvolvimento da habilidade de produzir textos dissertativos em crianças da 4ª série, relacionando com o contexto em que foram produzidos. Este estudo justifica-se devido à escassez de trabalhos lingüísticos na área, bem como ao alto índice de fracasso dos alunos nesta modalidade de texto. Coletou-se a produção escrita de crianças de rede pública, durante um período de três meses. O material foi analisado buscando-se identificar os operadores argumentativos, os tipos de argumentos utilizados e o estágio da capacidade argumentativa dessas crianças. O estudo sugere que a introdução do texto argumentativo nas séries iniciais do 1º grau, além de proporcionar mais chances de sucesso aos alunos na produção deste tipo de texto ao término do 2º grau, certamente facilitará o desenvolvimento de uma postura crítica, possibilitando aos alunos refletirem sobre a realidade social onde vivem.

Palavras-chave : Crianças; Ensino de 1º Grau; Processo Ensino-Aprendizagem; Escrita; Leitura; Linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )