SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número109O desenvolvimento do texto dissertativo em crianças da 4ª sérieAdolescentes, drogas e AIDS: avaliação de um programa de prevenção escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

VALENTE, Wagner Rodrigues. Positivismo e matemática escolar dos livros didáticos no advento da República. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.109, pp.201-212. ISSN 0100-1574.

O estudo da presença da matriz positivista na história da educação brasileira vem sendo feito, muitas vezes, de forma mecânica e reducionista pela historiografia tradicional. A partir da perspectiva da história cultural, este artigo toma o livro didático como objeto cultural para mostrar que tipo de apropriação o cotidiano escolar realizou, por ocasião do advento da República, do pensamento positivista no ensino da matemática escolar. Tal análise concentra-se na resposta à questão: existiu, em algum momento da história da educação brasileira, uma matemática escolar positivista?

Palabras clave : Matemática; Livro Didático; Ensino de Matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )