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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Relações entre família e escola e suas implicações de gênero. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.110, pp.143-155. ISSN 0100-1574.

A política educacional recente, de caráter neoliberal, está cobrando a participação dos pais na gestão da escola pública e no dever de casa, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Tal política tem implicações de classe e gênero: quando a escola conta com a família, pressupõe um modelo de família com capital econômico e simbólico e com uma mãe disponível e prioritariamente dedicada à educação dos filhos. Os formuladores dessas políticas não consideram a relação entre modelos de organização curricular e instrucional e organização familiar, nem a assimetria de gênero que faz recair a responsabilidade pela educação infantil sobre as mulheres, tampouco as mudanças e variações na organização familiar. Ao desviar o foco da melhoria educacional da escola e da sala de aula para a família e o lar, este tipo de política pode produzir dois efeitos perversos: penalizar as famílias (sobretudo as mães) e converter diferenças de capital econômico, cultural e social em resultados educacionais desiguais.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Gestão; Escolas Públicas; Famílias.

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