SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número111Escolas em movimento: trajetória de uma política indígena de educaçãoFormação continuada de professores: o vídeo como tecnologia facilitadora da reflexão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

CUNHA, Luiz Antônio. Ensino médio e ensino técnico na América Latina: Brasil, Argentina e Chile. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.111, pp.47-70. ISSN 0100-1574.

O artigo analisa políticas educacionais em três países latino-americanos (Brasil, Argentina e Chile), nos anos 80 e 90, comparando-as, em cada país, com as das décadas anteriores, assim como entre uns e outros. Como foco de análise, o autor tomou a educação intermediária, definida como a posicionada entre a educação obrigatória e a educação superior. As políticas para esse segmento, em cada país, foram examinadas com referência à persistência e/ou à mudança da dualidade estrutural. A conclusão do autor é a de que Brasil e Argentina elaboraram e implementam políticas tendentes ao reforço da dualidade, ao passo que o Chile anuncia políticas de sua atenuação.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Ensino Médio; Ensino Técnico; América Latina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )