SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número111Ensino médio e ensino técnico na América Latina: Brasil, Argentina e ChileNovas regulações do trabalho docente: o caso da reforma Argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de  e  GONCALVES, Maria Elisa Resende. Formação continuada de professores: o vídeo como tecnologia facilitadora da reflexão. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.111, pp.71-94. ISSN 0100-1574.

O objetivo principal deste artigo é discutir o uso das gravações em vídeos, das aulas dos professores que estão em cursos de formação continuada, como uma estratégia facilitadora da reflexão desses mesmos professores sobre sua aula. A inovação que propusemos em nosso curso foi trazer as aulas dos professores para os nossos encontros. Ao fazer com que os professores discutam e reflitam sobre suas próprias ações damos a oportunidade do questionamento e da tomada de consciências de suas concepções sobre diferentes aspectos do ensino e da aprendizagem. Os dados de uma pesquisa realizada durante um curso de formação continuada são analisados.

Palavras-chave : Educação Continuada; Formação de Professores; Meios Auxiliares de Ensino; Vídeo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )