SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número111Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curricularesA implementação de políticas do Banco Mundial para a formação docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CATANI, Denice Barbara; BUENO, Belmira A. O.  y  SOUSA, Cynthia P. de. “O amor dos começos”: por uma história das relações com a escola. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.111, pp.151-171. ISSN 0100-1574.

Este texto explicita e discute peculiaridades das relações que os indivíduos, homens e mulheres (alunos e professores), mantêm com a escola e com as diferentes disciplinas e os significados dessas relações em histórias de escolarização, com base em depoimentos presentes na literatura, nas autobiografias e nos relatos de formação intelectual de alunos e professores já atuantes. Pretende-se, com a análise, propor novas modalidades de formação favoráveis ao conhecimentos e, assim, ultrapassar concepções de que essas relações são contaminadas por vagos atributos como o interesse ou o desinteresse dos alunos.

Palabras clave : Relações Escola-Comunidade; Relações Escola-Família; Relações Professor-Aluno; Escolarização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )