SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número112Contribuições do construcionismo social a uma nova psicologia do gêneroOs jovens do ensino médio e suas representações sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

CARVALHO, José Sérgio. O discurso pedagógico das diretrizes curriculares nacionais: competência crítica e interdisciplinaridade. Cad. Pesqui. [online]. 2001, n.112, pp.155-165. ISSN 0100-1574.

O texto discute alguns aspectos do discurso pedagógico das Diretrizes Curriculares Nacionais, ressaltando como o jargão pedagógico e o recurso a expressões consagradas e slogans educacionais obnubilam a especificidade da tarefa educativa em instituições escolares e ignoram os desafios concretos da ação docente nessas instituições. As análises centram-se no ideal de “desenvolvimento da competência crítica”, visto como objetivo do processo de escolarização e no ideal pedagógico da “interdisciplinaridade”, tomando-os como exemplares típicos desse tipo de discurso.

Palavras-chave : Ensino Médio; Ensino de 2º Grau; Diretrizes Curriculares Nacionais; Interdisciplina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )