Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574
Resumo
CARVALHO, José Sérgio. O discurso pedagógico das diretrizes curriculares nacionais: competência crítica e interdisciplinaridade. Cad. Pesqui. [online]. 2001, n.112, pp.155-165. ISSN 0100-1574.
O texto discute alguns aspectos do discurso pedagógico das Diretrizes Curriculares Nacionais, ressaltando como o jargão pedagógico e o recurso a expressões consagradas e slogans educacionais obnubilam a especificidade da tarefa educativa em instituições escolares e ignoram os desafios concretos da ação docente nessas instituições. As análises centram-se no ideal de “desenvolvimento da competência crítica”, visto como objetivo do processo de escolarização e no ideal pedagógico da “interdisciplinaridade”, tomando-os como exemplares típicos desse tipo de discurso.
Palavras-chave : Ensino Médio; Ensino de 2º Grau; Diretrizes Curriculares Nacionais; Interdisciplina.