SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue112O discurso pedagógico das diretrizes curriculares nacionais: competência crítica e interdisciplinaridadeA divisão de tarefas na educação profissional brasileira author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

FRANCO, Maria Laura P. Barbosa  and  NOVAES, Gláucia Torres Franco. Os jovens do ensino médio e suas representações sociais. Cad. Pesqui. [online]. 2001, n.112, pp.167-183. ISSN 0100-1574.

O artigo relata os resultados de pesquisa sobre as representações sociais que estudantes do ensino médio desenvolvem acerca da escola e do trabalho. Constatou-se que estes jovens depositam na escola e na educação a única esperança de conseguir um status social mais reconhecido e empregos mais qualificados, desejando freqüentemente continuar os estudos. As representações sobre o trabalho mostram-se bastante idealizadas, indicando o desconhecimento dos muitos determinantes estruturais e conjunturais nas relações de trabalho e sociais. Os resultados encontrados são analisados de forma a contribuir para as reflexões em torno da implantação da atual reforma curricular deste nível de escolaridade no Brasil.

Keywords : Representações Sociais; Ensino Médio; Escolas; Trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )