SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número112O discurso pedagógico das diretrizes curriculares nacionais: competência crítica e interdisciplinaridadeA divisão de tarefas na educação profissional brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

FRANCO, Maria Laura P. Barbosa  y  NOVAES, Gláucia Torres Franco. Os jovens do ensino médio e suas representações sociais. Cad. Pesqui. [online]. 2001, n.112, pp.167-183. ISSN 0100-1574.

O artigo relata os resultados de pesquisa sobre as representações sociais que estudantes do ensino médio desenvolvem acerca da escola e do trabalho. Constatou-se que estes jovens depositam na escola e na educação a única esperança de conseguir um status social mais reconhecido e empregos mais qualificados, desejando freqüentemente continuar os estudos. As representações sobre o trabalho mostram-se bastante idealizadas, indicando o desconhecimento dos muitos determinantes estruturais e conjunturais nas relações de trabalho e sociais. Os resultados encontrados são analisados de forma a contribuir para as reflexões em torno da implantação da atual reforma curricular deste nível de escolaridade no Brasil.

Palabras clave : Representações Sociais; Ensino Médio; Escolas; Trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )