SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número112O discurso pedagógico das diretrizes curriculares nacionais: competência crítica e interdisciplinaridadeA divisão de tarefas na educação profissional brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

FRANCO, Maria Laura P. Barbosa  e  NOVAES, Gláucia Torres Franco. Os jovens do ensino médio e suas representações sociais. Cad. Pesqui. [online]. 2001, n.112, pp.167-183. ISSN 0100-1574.

O artigo relata os resultados de pesquisa sobre as representações sociais que estudantes do ensino médio desenvolvem acerca da escola e do trabalho. Constatou-se que estes jovens depositam na escola e na educação a única esperança de conseguir um status social mais reconhecido e empregos mais qualificados, desejando freqüentemente continuar os estudos. As representações sobre o trabalho mostram-se bastante idealizadas, indicando o desconhecimento dos muitos determinantes estruturais e conjunturais nas relações de trabalho e sociais. Os resultados encontrados são analisados de forma a contribuir para as reflexões em torno da implantação da atual reforma curricular deste nível de escolaridade no Brasil.

Palavras-chave : Representações Sociais; Ensino Médio; Escolas; Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )