SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número113O Fundef e os equívocos na legislação e documentação oficialA dialética micro/macro na sociologia da educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BRAGA, Mauro Mendes; PEIXOTO, Maria do Carmo L.  y  BOGUTCHI, Tânia F.. Tendências da demanda pelo ensino superior: estudo de caso da UFMG. Cad. Pesqui. [online]. 2001, n.113, pp.129-152. ISSN 0100-1574.

O artigo analisa a demanda pelo ensino de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - na década de 90, considerando os seguintes aspectos: perfil socioeconômico dos candidatos; fatores que influenciaram a demanda e as preferências por áreas e cursos; o papel da oferta dos cursos noturnos sobre a demanda e as diferenças existentes entre os cursos que oferecem, ou não, a habilitação licenciatura. A demanda cresceu exponencialmente a partir de 1995, crescimento este centrado em candidatos da escola pública e pertencentes a famílias de baixo poder aquisitivo. O aumento mais acentuado da procura ocorreu nos cursos de mais baixo prestígio social da área biológica e em todos os de licenciatura. Verificou-se, também, uma nítida seletividade social associada à escolha da carreira: alguns cursos, de elevado prestígio social, para os quais a aprovação exige notas elevadas, são preferidos pelos candidatos da classe média alta, enquanto os pertencentes aos estratos sociais menos favorecidos optam geralmente por outros nos quais a aprovação pode ser alcançada com desempenho mediano. A abertura de cursos noturnos caracteriza-se como um aspecto da democratização do acesso ao ensino superior.

Palabras clave : Ensino Superior; UFMG; Acesso à Educação; Concurso Vestibular.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )