SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue113Tendências da demanda pelo ensino superior: estudo de caso da UFMGDocumentação oficial e o mito da educadora nata na educação infantil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

BRANDAO, Zaia. A dialética micro/macro na sociologia da educação. Cad. Pesqui. [online]. 2001, n.113, pp.153-165. ISSN 0100-1574.

Neste ensaio procuro desenvolver uma argumentação a favor da superação dos monismos metodológicos no campo da pesquisa em sociologia da educação. Com base no que Jeffrey Alexander (1987) denominou o “novo movimento teórico”, defendo a necessidade de superar a divisão do trabalho de pesquisa entre os investigadores que se dedicam à microssociologia e os que preferem abordagens macrossociais. Nessa perspectiva, as opções teórico-metodológicas devem-se ancorar nas necessidades da investigação e não numa opção a priori do pesquisador por qualquer uma das alternativas.

Keywords : Sociologia da Educação; Metodologia da Pesquisa; Pesquisadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )