SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número113Tendências da demanda pelo ensino superior: estudo de caso da UFMGDocumentação oficial e o mito da educadora nata na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

BRANDAO, Zaia. A dialética micro/macro na sociologia da educação. Cad. Pesqui. [online]. 2001, n.113, pp.153-165. ISSN 0100-1574.

Neste ensaio procuro desenvolver uma argumentação a favor da superação dos monismos metodológicos no campo da pesquisa em sociologia da educação. Com base no que Jeffrey Alexander (1987) denominou o “novo movimento teórico”, defendo a necessidade de superar a divisão do trabalho de pesquisa entre os investigadores que se dedicam à microssociologia e os que preferem abordagens macrossociais. Nessa perspectiva, as opções teórico-metodológicas devem-se ancorar nas necessidades da investigação e não numa opção a priori do pesquisador por qualquer uma das alternativas.

Palavras-chave : Sociologia da Educação; Metodologia da Pesquisa; Pesquisadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )