SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue114Desenvolvimento moral: a polidez segundo as criançasFormação inicial e permanente do professor de arte na educação básica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

CARMO, Elisabete Regina do  and  CHAVES, Eneida Maria. Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida. Cad. Pesqui. [online]. 2001, n.114, pp.121-136. ISSN 0100-1574.

Este artigo pretende apresentar os resultados da análise das concepções de aprendizagem construídas por uma alfabetizadora da rede pública, durante sua formação acadêmica e sua prática pedagógica. Utilizando abordagem etnográfica, dados foram levantados mediante observações em sala de aula (e seus respectivos diários de campos), entrevistas gravadas, relatórios e anotações pessoais da docente. Chegou-se à conclusão de que essa alfabetizadora fundamentou suas práticas em teorias diversas, principalmente em pressupostos psicogenéticos, mas apoiou-se também em alguns aspectos básicos do Behaviorismo e do Humanismo, postura que lhe possibilitou ter uma prática bem-sucedida.

Keywords : Formação de Professores; Alfabetização; Prática Docente; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )