SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número114Desenvolvimento moral: a polidez segundo as criançasFormação inicial e permanente do professor de arte na educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

CARMO, Elisabete Regina do  e  CHAVES, Eneida Maria. Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida. Cad. Pesqui. [online]. 2001, n.114, pp.121-136. ISSN 0100-1574.

Este artigo pretende apresentar os resultados da análise das concepções de aprendizagem construídas por uma alfabetizadora da rede pública, durante sua formação acadêmica e sua prática pedagógica. Utilizando abordagem etnográfica, dados foram levantados mediante observações em sala de aula (e seus respectivos diários de campos), entrevistas gravadas, relatórios e anotações pessoais da docente. Chegou-se à conclusão de que essa alfabetizadora fundamentou suas práticas em teorias diversas, principalmente em pressupostos psicogenéticos, mas apoiou-se também em alguns aspectos básicos do Behaviorismo e do Humanismo, postura que lhe possibilitou ter uma prática bem-sucedida.

Palavras-chave : Formação de Professores; Alfabetização; Prática Docente; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )