SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número114Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedidaO dever e a aspiração em crianças brasileiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

SARDELICH, Maria Emilia. Formação inicial e permanente do professor de arte na educação básica. Cad. Pesqui. [online]. 2001, n.114, pp.137-152. ISSN 0100-1574.

Este trabalho expõe uma pesquisa descritiva realizada em 1998 com professores de Educação Artística que atuam na educação básica do município de Feira de Santana, na Bahia. Conhecer esses professores e a sua prática cotidiana foram os objetivos propostos por esta pesquisa. Por meio de formulários com itens abertos e fechados, levantaram-se dados sobre a formação, tanto inicial quanto permanente, suas condições e concepções de trabalho. Evidenciaram-se a falta de formação específica dos profissionais, as precárias condições de carreira e trabalho bem como ambigüidades apresentadas nas concepções de arte analisadas. O trabalho discute também a formação permanente desse professor como ação cultural a fim de se democratizar o acesso à arte.

Palabras clave : Formação de Professores; Arte; Educação Básica; Educação Artística; Arte-Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )