SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número114Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedidaO dever e a aspiração em crianças brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

SARDELICH, Maria Emilia. Formação inicial e permanente do professor de arte na educação básica. Cad. Pesqui. [online]. 2001, n.114, pp.137-152. ISSN 0100-1574.

Este trabalho expõe uma pesquisa descritiva realizada em 1998 com professores de Educação Artística que atuam na educação básica do município de Feira de Santana, na Bahia. Conhecer esses professores e a sua prática cotidiana foram os objetivos propostos por esta pesquisa. Por meio de formulários com itens abertos e fechados, levantaram-se dados sobre a formação, tanto inicial quanto permanente, suas condições e concepções de trabalho. Evidenciaram-se a falta de formação específica dos profissionais, as precárias condições de carreira e trabalho bem como ambigüidades apresentadas nas concepções de arte analisadas. O trabalho discute também a formação permanente desse professor como ação cultural a fim de se democratizar o acesso à arte.

Palavras-chave : Formação de Professores; Arte; Educação Básica; Educação Artística; Arte-Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )