SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número114O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográficaMudança e inovação educacional: notas para reflexão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cad. Pesqui. [online]. 2001, n.114, pp.197-223. ISSN 0100-1574.

Neste artigo são apresentados e discutidos alguns importantes conceitos da teoria do discurso de Michel Foucault, especialmente os conceitos de enunciado, prática discursiva, sujeito e heterogeneidade do discurso. A partir do referencial foucaultiano, explicita-se a íntima relação entre discurso e poder, bem como as várias e complexas formas de investigar as “coisas ditas”. O objetivo é mostrar a produtiva contribuição desse referencial teórico e metodológico para as pesquisas em educação, nas quais que se pretende “analisar discursos”.

Palabras clave : Foucault, M.; Pesquisa Educacional; Discurso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )