SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número115Organizações multilaterais, estado e políticas de educação infantilIniciativas públicas de redução da violência escolar no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde; RAMON, Fabiola  e  SILVA, Ana Paula Soares. Políticas de atendimento à criança pequena nos países em desenvolvimento. Cad. Pesqui. [online]. 2002, n.115, pp.65-100. ISSN 0100-1574.

Contínuas mudanças econômicas e culturais estão causando transformações no funcionamento das famílias e na educação das crianças pequenas em todas as camadas sociais. Essas transformações têm contribuído para o aumento da demanda e implementação de políticas de educação/cuidado infantil. Avanços políticos e legais têm ocorrido em vários países, nas últimas décadas. Esse processo configura-se sob formas diversas nos países desenvolvidos e nos em desenvolviment o. Naqueles e, em especial, nos países da Comunidade Européia, as justificativas para essas políticas fundamentam-se em um discurso pelos direitos da criança quanto ao acesso à educação e aos bens culturais, e pela igualdade de direitos e oportunidades de homens e mulheres. Já nos países em desenvolvimento, o discurso para ricos e pobres é bastante diferenciado, particularmente quando estabelece políticas para expansão do atendimento. Quando o alvo é a população pobre, negra e de zona rural, essas políticas se pautam por um discurso da necessidade de atender pobremente a pobreza, que transparece de maneira clara nos documentos do Banco Mundial. Neste artigo, propomo-nos a fazer uma reflexão crítica sobre as políticas para a infância nos países em desenvolvimento, tomando a América Latina como estudo de caso.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Educação Infantil; América Latina; Banco Mundial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )