SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número115Políticas de atendimento à criança pequena nos países em desenvolvimentoPesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

GONCALVES, Luiz Alberto Oliveira  e  SPOSITO, Marilia Pontes. Iniciativas públicas de redução da violência escolar no Brasil. Cad. Pesqui. [online]. 2002, n.115, pp.101-138. ISSN 0100-1574.

Este artigo apresenta algumas ações do Poder Público que buscaram reduzir a violência em meio escolar. Tomando como exemplo as cidades de São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, examina algumas das modalidades de práticas que nascem a partir da década de 80, início do processo de democratização política do Brasil. Oscilando entre medidas de caráter educativo e iniciativas relacionadas à área de segurança, as ações ainda demandam continuidade e maior capacidade de impacto nas escolas públicas dessas cidades. No entanto, já é possível, a partir dessas experiências, traçar a trajetória emergente das políticas públicas destinadas à diminuição da violência nos estabelecimentos de ensino na sociedade brasileira.

Palavras-chave : Violência Escolar; Escolas Públicas; Políticas Públicas; Segurança na Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )