SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número115Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campoRepresentações do professor e implementação de currículo de educação ambiental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

FREITAS, Maria Nivalda de Carvalho. Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes. Cad. Pesqui. [online]. 2002, n.115, pp.155-172. ISSN 0100-1574.

O objetivo deste artigo é apresentar alguns resultados de pesquisa de mestrado que se referem à influência da organização escolar sobre o processo de socialização profissional do professor iniciante. Realizamos o estudo em cinco escolas: duas da zona urbana e três da zona rural de dois municípios de Minas Gerais. Usamos como recursos metodológicos estudo comparativo de entrevistas não-diretivas realizadas com professores iniciantes e antigos, entrevistas dirigidas com os demais profissionais das escolas, observações nas escolas e análise documental. Adotamos, como quadro teórico de referência para nossas análises e interpretações, o conceito de campo de Bourdieu.

Palabras clave : Professores Iniciantes; Socialização Profissional; Organização Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )