SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número115Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantesExplicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

GAZZINELLI, Maria Flávia. Representações do professor e implementação de currículo de educação ambiental. Cad. Pesqui. [online]. 2002, n.115, pp.173-194. ISSN 0100-1574.

Este artigo diz respeito à experiência de implementação de Currículo de Educação Ambiental para jovens residentes em torno do Parque São Bartolomeu, importante sítio natural e histórico situado no subúrbio de Salvador, Bahia. O objetivo do estudo foi investigar a influência do sistema de representações do professor na implementação de currículo em Educação Ambiental. Detectou-se que professores reelaboram o currículo de Educação Ambiental em razão de suas representações e valores e que os processos de aprendizagem dos alunos são afetados pelas representações coletivas que os professores têm da natureza, da relação homem natureza e do processo pedagógico.

Palabras clave : Currículo; Educação Ambiental; Conhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )