SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue115Representações do professor e implementação de currículo de educação ambientalAutonomia e educação: a trajetória de um conceito author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

SILVA, Marilda da. Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz. Cad. Pesqui. [online]. 2002, n.115, pp.195-205. ISSN 0100-1574.

Neste artigo busca-se mostrar a construção de uma categoria explicativa do trabalho docente denominada “explicação do conteúdo”, a partir de representações de alunos da Habilitação Magistério sobre as práticas pedagógicas de seus professores, cuja formulação assumiu a função de “elemento estruturante básico do trabalho docente eficaz”. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa em que os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observação em sala de aula e entrevista semi-estruturada.

Keywords : Formação de Professores; Trabalho Docente; Ensino-Aprendizagem; Sala de Aula; Didática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )