SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número115Representações do professor e implementação de currículo de educação ambientalAutonomia e educação: a trajetória de um conceito índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

SILVA, Marilda da. Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz. Cad. Pesqui. [online]. 2002, n.115, pp.195-205. ISSN 0100-1574.

Neste artigo busca-se mostrar a construção de uma categoria explicativa do trabalho docente denominada “explicação do conteúdo”, a partir de representações de alunos da Habilitação Magistério sobre as práticas pedagógicas de seus professores, cuja formulação assumiu a função de “elemento estruturante básico do trabalho docente eficaz”. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa em que os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observação em sala de aula e entrevista semi-estruturada.

Palabras clave : Formação de Professores; Trabalho Docente; Ensino-Aprendizagem; Sala de Aula; Didática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )