SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número115Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficazA reforma do ensino médio no Chile: vitrina para a América Latina? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

MARTINS, Angela Maria. Autonomia e educação: a trajetória de um conceito. Cad. Pesqui. [online]. 2002, n.115, pp.207-232. ISSN 0100-1574.

O conceito de autonomia tem sido construído, historicamente, no contexto de diferentes características culturais, econômicas e políticas que configuram as sociedades ao longo de seu percurso. Assim, este artigo busca desvendar, primeiramente, seu significado no âmbito do pensamento histórico, político e filosófico. A realização de um painel sobre sua construção teórica e trajetória é de fundamental importância para se discutir, em seguida, as possíveis vinculações entre o conceito e seu uso instrumental na área da educação.

Palabras clave : Autogestão; Autonomia; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )