SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número116Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com criançasInfância, televisão e publicidade: uma metodologia de pesquisa em construção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

SOUZA, Solange Jobim e  e  LOPES, Ana Elisabete. Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola. Cad. Pesqui. [online]. 2002, n.116, pp.61-80. ISSN 0100-1574.

Este texto visa apresentar os resultados de pesquisa-intervenção que vem sendo realizada em uma escola que atende a portadores de necessidades especiais na rede municipal de ensino básico da cidade do Rio de Janeiro, em que os jovens utilizam-se da imagem fotográfica para interagir de modo crítico com o cotidiano. Portanto, tendo por base a produção livre de imagens fotográficas, os jovens criam narrativas que integram imagens e textos orais e escritos com o objetivo de construir uma consciência crítica do contexto escolar, compartilhada entre alunos e professores. Esta proposta de trabalho possibilitou-nos uma outra forma de aproximação da realidade escolar, que se dá a partir do olhar e das narrativas constituídas pelos próprios alunos. O diálogo desencadeado no processo de produção e leitura das fotografias revela características que aproximam e distinguem o contexto das escolas, especial e regular, e abre-nos uma perspectiva crítica e sensível de observação e análise sobre a escola, o processo de ensino-aprendizado e de inclusão social.

Palavras-chave : Escolas Municipais; Ensino Básico; Ensino de 1º Grau; Fotografias; Educação Especial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )