SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número117Política educacional da identidade e do multiculturalismoO campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPEd índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

YOUNG, Michael F. D.. Durkheim, Vygotsky e o currículo do futuro. Cad. Pesqui. [online]. 2002, n.117, pp.53-80. ISSN 0100-1574.

Este artigo reporta-se às bases epistemológicas do currículo do futuro. Inicia examinando os debates em curso sobre o impacto das mudanças curriculares na economia global. A parte principal do texto refere-se à explicação e comparação de duas teorias sociais do conhecimento - a de Emile Durkheim e a do psicólogo russo Lev Vygotsky, focalizando particularmente a questão das origens do conhecimento e a relação entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento teórico. O autor argumenta que a abordagem genético-histórica adotada por Vygotsky precisa ser combinada com a ênfase durkheimiana na realidade social do conhecimento. Finalmente, conclui com algumas observações acerca das implicações da comparação para a teoria de currículo contemporânea.

Palabras clave : Currículo; Conhecimentos Adquiridos; Desenvolvimento Cognitivo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )