SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número117Profissionalidade docente em uma abordagem construtivista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BELINTANE, Claudemir. Por uma ambiência de formação contínua de professores. Cad. Pesqui. [online]. 2002, n.117, pp.177-193. ISSN 0100-1574.

Este trabalho propõe uma aproximação consistente entre projetos de formação contínua e uso de redes informacionais no campo da educação. Sugere o conceito de “ambiência de formação contínua” como forma de garantir um espaço de mobilização em torno da idéia de formação em serviço, para que os projetos tenham como ponto de partida as próprias demandas da comunidade. A partir dessa articulação, vislumbra novas possibilidades de conjugação de projetos de formação contínua, de pesquisa acadêmica e de autorias em rede, ressaltando a importância de uma gestão contextualizada de conhecimentos em rede, explícita e democrática o suficiente para permitir que a escola ou rede escolar seja um locus privilegiado de pesquisa, de ação pedagógica e de autorias descentralizadas.

Palabras clave : Rede de Informação; Pesquisa Educacional; Formação Contínua; Formação Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )