SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número117Profissionalidade docente em uma abordagem construtivista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

BELINTANE, Claudemir. Por uma ambiência de formação contínua de professores. Cad. Pesqui. [online]. 2002, n.117, pp.177-193. ISSN 0100-1574.

Este trabalho propõe uma aproximação consistente entre projetos de formação contínua e uso de redes informacionais no campo da educação. Sugere o conceito de “ambiência de formação contínua” como forma de garantir um espaço de mobilização em torno da idéia de formação em serviço, para que os projetos tenham como ponto de partida as próprias demandas da comunidade. A partir dessa articulação, vislumbra novas possibilidades de conjugação de projetos de formação contínua, de pesquisa acadêmica e de autorias em rede, ressaltando a importância de uma gestão contextualizada de conhecimentos em rede, explícita e democrática o suficiente para permitir que a escola ou rede escolar seja um locus privilegiado de pesquisa, de ação pedagógica e de autorias descentralizadas.

Palavras-chave : Rede de Informação; Pesquisa Educacional; Formação Contínua; Formação Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )