SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número118Docência na universidade: professores inovadores na USP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

SZTAJN, Paola; BONAMINO, Alicia  e  FRANCO, Creso. Formação docente nos surveys de avaliação educacional. Cad. Pesqui. [online]. 2003, n.118, pp.11-39. ISSN 0100-1574.

Este artigo analisa questionários aplicados a professores durante pesquisas de avaliação do rendimento do aluno, com o objetivo de compreender como tais instrumentos têm incorporado os achados dos estudos qualitativos sobre formação docente. Ao longo do texto, explicitamos o método de trabalho utilizado, delimitamos a parcela da literatura sobre formação de professores priorizada como referencial e indicamos o processo por nós percorrido na definição dos construtos de análise. A seguir, apresentamos e definimos esses construtos, utilizando seus indicadores no exame dos questionários do professor utilizados pelo Saeb e por dois outros surveys norte-americanos. Finalmente, apresentamos uma análise comparativa dos diversos instrumentos, indicando como eles se modificaram ao longo dos anos e como contemplaram a crescente compreensão que existe acerca do saber docente, ou deixaram de fazê-lo.

Palavras-chave : Formação de Professores; Avaliação da Educação; Pesquisa Quantitativa; Pesquisa Qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )