SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número118Formação docente nos surveys de avaliação educacionalProfessores, desencanto com a profissão e abandono do magistério índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CHAMLIAN, Helena Coharik. Docência na universidade: professores inovadores na USP. Cad. Pesqui. [online]. 2003, n.118, pp.41-64. ISSN 0100-1574.

O artigo trata de pesquisa realizada com um grupo de professores inovadores da Universidade de São Paulo tendo como objetivo procurar subsídios para a formação do professor universitário. Esses docentes foram entrevistados, solicitando que detalhassem melhor suas experiências inovadoras; explicassem as razões pelas quais haviam introduzido modificações em sua forma de trabalho; explicitassem as relações entre sua atividade de docência e de pesquisa, expressassem o papel que atribuíam ao ensino na universidade, bem como a forma pela qual sua trajetória acadêmica havia se cumprido até então. A diversidade de experiências relatadas e, ao mesmo tempo, a convergência de visões a respeito de suas funções de ensino e de pesquisa na universidade permitem-nos afirmar que, mais do que uma formação pedagógica específica, a sensibilização para as dificuldades do ensino e a valorização institucional dessa atividade consistiriam em grande avanço para a formação do professor.

Palabras clave : Professor Universitário; Formação de Professores; Universidade; Ensino-Pesquisa; Inovação Educativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )