SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número118Formación de jóvenes para el trabajo: escolaridad, capacitación y trabajo infantilEducação ambiental, cidadania e sustentabilidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

FERRETTI, Celso João; ZIBAS, Dagmar M. I.; TARTUCE, Gisela Lobo B. P.  y  SILVA JUNIOR, João dos Reis. Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta. Cad. Pesqui. [online]. 2003, n.118, pp.155-188. ISSN 0100-1574.

O objetivo deste artigo é o de apresentar parte dos resultados de ampla pesquisa, na qual se estudou a qualificação como construção social, privilegiando-se dois campos de análise: a escola e a fábrica. A pesquisa focalizou uma escola pública, duas unidades do Senai e uma indústria metal-mecânica, localizada no interior do Estado de São Paulo. Neste artigo, discutem-se alguns dados obtidos no âmbito da fábrica, com destaque para o olhar dos trabalhadores sobre as contribuições da escola e da empresa para seu processo de qualificação profissional. Os resultados indicam que há consenso entre os entrevistados sobre o valor da escolarização, não só para o exercício da profissão, mas para a vida social e familiar. Os procedimentos adotados pela indústria, visando à qualificação profissional e à adesão dos trabalhadores aos objetivos empresariais, são também muito bem aceitos. A análise dos dados permitiu, todavia, desvelar conflitos, contradições e idealizações que os discursos consensuais não conseguem de todo ocultar.

Palabras clave : Escola Pública; Trabalho Industrial; Qualificação Profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )