SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número119Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo!Expansão do ensino médio: temores sobre a educação de jovens e adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

DUBET, François. A escola e a exclusão. Cad. Pesqui. [online]. 2003, n.119, pp.29-45. ISSN 0100-1574.

Para abordar com serenidade as relações entre educação e exclusão importa primeiro distinguir o que depende da exclusão social e de seus efeitos na escola, da exclusão escolar propriamente dita. A situação atual é, sem dúvida, definida pelo reforço dos processos sociais de exclusão com o aumento das desigualdades e do desemprego. Entretanto, o fenômeno mais marcante e mais paradoxal é o desenvolvimento da exclusão escolar propriamente dita, como conseqüência de uma vontade de interrogação inigualada. Quanto mais a escola intensifica o seu raio de ação, mais ela exclui, apesar das políticas que visam a atenuar esse fenômeno. Nesse contexto, a exclusão não é apenas uma categoria do sistema e dos processos globais, é também uma das dimensões da experiência escolar dos alunos.

Palavras-chave : Educação; Processo de Interação Social; Exclusão Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )