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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

MOGILKA, Maurício. Educar para a democracia. Cad. Pesqui. [online]. 2003, n.119, pp.129-146. ISSN 0100-1574.

Este artigo tem por preocupação central definir e discutir o conceito de educação democrática. Ele desenvolve a discussão baseando-se nos conceitos e reflexões da pedagogia humanista, especialmente no pensamento social de John Dewey. Nesse enfoque interacionista, entende-se a educação como um processo circunscrito socialmente e simultaneamente capaz de modificar estruturas, pela formação de novos tipos de subjetividade e pela articulação com as demais lutas sociais. Nesta direção, o artigo procura mostrar de que maneira a educação democrática aponta para experiências de formação nas quais as crianças podem estruturar a sua subjetividade de forma autônoma, sem o uso da coerção.

Palavras-chave : Democratização da Educação; Dewey, John; Pedagogia Humanista; Prática Educativa.

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