SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número120A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualizaçãoExame nacional de cursos e política de regulação estatal do ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

PAIVA, Vanilda; CALHEIROS, Vera  y  POTENGY, Giselia. Trabalho e estratégias formativas: um exemplo empírico. Cad. Pesqui. [online]. 2003, n.120, pp.111-128. ISSN 0100-1574.

Apoiado em pesquisas empíricas realizadas no Rio de Janeiro nos últimos anos, este relato focaliza profissionais considerados "potenciais ganhadores", "potenciais perdedores" e "ideológicos alternativos em processo de integração" no contexto das transformações ocorridas na estrutura produtiva e no mercado de trabalho dos últimos anos. Tem-se pesquisado segmento profissional e sua característica, no que diz respeito à microeletrônica e aos novos meios de comunicação (potenciais ganhadores), aos professores aposentados e profissionais que entraram em Planos de Demissão Voluntária (potenciais perdedores); e professores ativos, que complementam sua renda com atividades informais e pessoas ligadas a segmentos dedicados a diferentes práticas alternativas no processo de integração à nova era capitalista (terapeutas corporais, praticantes de "adivinhações" e de alimentação alternativa). O tratamento conjunto dos três grupos pretende oferecer uma visão ampla dos processos que os afetam e suas contradições, focalizando também as novas estratégias formadoras acionadas em meio à fragmentária qualificação nos anos mais recentes.

Palabras clave : Mercado de Trabalho; Qualificação Profissional; Sociologia do Trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )