SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número120Trabalho e estratégias formativas: um exemplo empíricoControvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

GOMES, Alfredo Macedo. Exame nacional de cursos e política de regulação estatal do ensino superior. Cad. Pesqui. [online]. 2003, n.120, pp.129-149. ISSN 0100-1574.

Análise da política de avaliação para a educação superior formulada pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC - na gestão Paulo Renato Sousa, com especial ênfase sobre o Exame Nacional de Cursos - ENC. O artigo discute: 1. os princípios, objetivos e características da política de avaliação para o ensino superior; 2. o contexto de formulação e implementação do Exame Nacional de Cursos e a concepção de seu papel dentro do sistema de ensino superior brasileiro; 3. a avaliação como o principal instrumento de coordenação e controle empregado pelo MEC; e 4. as relações estratégicas entre a política de avaliação e a lógica de regulação estatal. Este trabalho é produto de pesquisa realizada entre 1997 e 2000, em que foram entrevistados atores responsáveis pela formulação de políticas para o ensino superior no nível federal.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Avaliação; Políticas Públicas; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )