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Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574
Resumo
FHILADELFIO, Joana Alves. Literatura, indústria cultural e formação humana. Cad. Pesqui. [online]. 2003, n.120, pp.203-219. ISSN 0100-1574.
Este trabalho aborda questões referentes à literatura e aos produtos da indústria cultural, especialmente aos chamados romances “cor-de-rosa”, focalizando as potencialidades de diferentes discursos na formação da subjetividade. As protagonistas dos romances O Quinze e As Três Marias, de Rachel de Queiroz são utilizadas como referência. Nesta perspectiva, evidencia-se a impregnação das criações ficcionais, atuando, de forma subconsciente e inconsciente, nas camadas profundas da personalidade, que pode em alguns casos, ampliar o conhecimento e a experiência humanos, aguçar os meios de expressão, despertar o senso crítico, mas em outros, reforçar a alienação da realidade. Conclui que enquanto a literatura oferece a possibilidade de libertar, os produtos da indústria cultural, ou seja, a literatura de massas, constituem um convite à alienação, ao conformismo, uma vez que tendem a inculcar estereótipos e preconceitos.
Palavras-chave : Indústria Cultural; Literatura; Relações de Gênero; Rachel de Queiroz.